Conheça Nossa Loja Virtual!

Comprar Aqui
Marca Chácara Flor da Suissa 41 3286.4948
Chácara Flor da Suissa - Blog

Blog

21.03.22

Cinco dicas de como regar suas suculentas

Aprenda a cuidar das plantas mais práticas e favoritas de todos

Suculentas são plantas coringa para aqueles que querem começar a investir e a decorar seu ambiente com verde, porque são práticas e requerem pouca manutenção, mas não se enganem, elas também precisam de cuidados, especialmente na hora da rega. Confirme, abaixo, algumas dicas de como regá-las.

A primeira dicaé verificar a terra antes de molhar, pois as suculentas não precisam de muitas regas durante a semana, apenas uma vez é o suficiente para mantê-las hidratadas, então, antes de molhar as plantas, veja se a terra já está muito seca. Lembre-se que muita rega é mais prejudicial do que pouca no caso dessas plantas.

A segunda dica é manter um cronograma. Você pode ter um calendário específico e marcar os dias que você regou e até a quantidade de água que usou. Essa dica é importante, especialmente, se for uma muda de suculenta que ainda está se desenvolvendo – mas não precisa ficar preso a essas datas.

A terceira dica é regar completamente o solo até ficar empapado. As suculentas aguentam longos períodos sem água, isso por conta de suas raízes e talos grossos que armazenam quantidades de água muito maiores que plantas normais. Então, o certo é regar poucas vezes na semana, mas em bastante quantidade. Porém, cuidado para não afogar a planta, molhar excessivamente pode causar danos a ela.

O que nos leva para a quarta dica: é preciso ter um vaso com furos para a drenagem. A suculenta precisa ser plantada em um vaso apropriado com furos para água escorrer, senão a quantidade de água pode apodrecer as raízes ou acabar afogando a planta.

Quinta dica: não usar borrifador para regar a suculenta. Como citado anteriormente, ela gosta de muita água para se manter hidratada, e o borrifador não vai providenciar a quantidade que ela precisa, por isso o ideal é um regador pequeno com um bico bastante longo, que alcance o solo para a água penetrar melhor.

Outra coisa para se ter em mente é que existem diversas espécies de suculentas e, por mais que as regras para se regar sejam as mesmas, cada uma precisa de um cuidado específico, por exemplo, algumas vão precisar de mais água que outras.

Lembre-se que o ambiente em que a suculenta estiver influencia muito a rega. Por exemplo, conforme o clima vai mudando de quente para mais úmido, os cuidados também mudam. Se estiver um clima mais quente, geralmente será necessário hidratar mais de uma vez por semana. No entanto, se o tempo estiver frio e úmido, regar uma vez na semana é o suficiente. Por isso é sempre importante ver se a terra está bem seca antes de molhar novamente.

Por último, é bom lembrar de regar a terra, e não as folhas, para não atrair fungos, a não ser que esteja usando as folhas das suculentas para propagar. Nesse caso, não há problema em usar um borrifador para molhar as folhas e o solo.  

Categorias:

Como manter plantas frutíferas em casa

Comer fruta do pé não é mais exclusividade para quem tem grandes espaços Quando pensamos […]

leia mais

Cinco dicas de como regar suas suculentas

Aprenda a cuidar das plantas mais práticas e favoritas de todos Suculentas são plantas coringa […]

leia mais