Conheça Nossa Loja Virtual!

Comprar Aqui
Marca Chácara Flor da Suissa 41 3286.4948
Chácara Flor da Suissa - Blog

Blog

17.05.22

Como manter plantas frutíferas em casa

Comer fruta do pé não é mais exclusividade para quem tem grandes espaços

Quando pensamos em plantas frutíferas, pensamos em árvores enormes e que apenas pessoas com grandes jardins ou espaços podem tê-las, mas a verdade é que é possível cultivá-las até mesmo em vasos dentro de casa. Entretanto é preciso ter paciência e luz direta para seu crescimento. Confira dicas abaixo de como manter uma planta frutífera.

A primeira dica, e mais importante, é saber qual planta se desenvolve bem em vasos, pois não são todas que podem ser cultivadas em locais compactos. Plantas frutíferas como amora, pitanga e jabuticaba crescem em ambientes menores e podem ser plantadas em casa.

O que nos leva à segunda dica: por mais que essas plantas se desenvolvam em locais pequenos, é necessária uma luz direta para que elas cresçam e produzam seus frutos. A terceira dica é entender o modelo de vaso para esse tipo de planta. Por mais que algumas espécies consigam crescer em espaços menores, não se pode utilizar qualquer um. Para manter uma planta frutífera, o vaso precisa ter, no mínimo, 20 litros com 40 centímetros de diâmetro para a árvore poder crescer e dar frutos. O vaso de cerâmica é o mais recomendado para essa espécie, pois garante umidade para as plantas, de modo similar ao solo.

Outra dica é saber os cuidados das plantas já que cada uma necessita de uma manutenção diferente. Por exemplo, as amoreiras são uma fruta coringa para cultivar, porque elas gostam de climas amenos e úmidos, mas também crescem em locais com temperatura entre 24 e 28 graus. Já as laranjeiras preferem climas mais quentes, regiões em que o inverno é mais rigoroso, os cuidados aumentam e acabam se tornando uma planta frutífera mais difícil de manter. Outra planta conhecida é a pitangueira. Mesmo preferindo climas mais quentes e úmidos, ela se adapta a todos os tipos de solo, mas é importante ser exposta à luz natural diariamente.

Outra dica importante para manter sua planta frutífera é a poda. Existem quatro tipos com objetivos diferentes para manter sua planta forte e saudável. A primeira é a poda de formação, em que o corte é feito para orientar o crescimento; a poda de limpeza, feita durante toda a vida da árvore e com o objetivo de fortalecê-la antes da colheita; a poda verde, quando é cortado o excesso de folhas e galhos para que a ventilação e a entrada de luz na árvore não sejam bloqueadas; e, por fim, temos a poda de frutificação, feita para eliminar os ramos antigos que já deram fruto no ano anterior para que, assim, novos frutos possam brotar.

A última dica, mas não a menos importante, é adubar a sua árvore a fim de que ela cresça e se desenvolva. Para que isso ocorra, você pode adubá-la em até dois momentos do ano. A primeira vez pode ser quando os botões estão se abrindo, que seria o início de seu ciclo de crescimento. Depois, apenas na primavera, mas não no outono ou inverno.

Ah! E é importante não se esquecer de aguar suas plantas, para que elas se mantenham hidratadas e saudáveis. Para saber mais sobre regas, acesse nosso artigo sobre o assunto aqui.

Categorias:

Descubra novas formas de decorar seu espaço interno com plantas e folhagens

É importante lembrar que cada planta tem um cuidado específico Uma das maneiras de deixar […]

leia mais

Como manter plantas frutíferas em casa

Comer fruta do pé não é mais exclusividade para quem tem grandes espaços Quando pensamos […]

leia mais