No Brasil o frio não é tão rigoroso, mas quando falamos de Curitiba, o cenário já muda. O vento é mais gelado e com o aumento da umidade do solo, faz com que as plantas sintam a mudança de clima e precisem de um tratamento apropriado para a estação.
Diminua a água
A primeira medida a ser adotada no inverno é diminuir a quantidade que é colocada nas plantas. Pois as temperaturas baixas contribuem para que haja menos evaporação. Sendo assim as espécies precisam de menos regas do que em outras épocas do ano. Para verificar a necessidade de água, siga essa dica: coloque um palito de madeira/bambu na terra e antes de fazer a rega, retiro o palito e verifique como está o solo, se o solo estiver seco, regue.
Barreira para o vento
Um dos maiores inimigos das plantas são os ventos, pois eles arrancam folhas e galhos, levam a terra embora e derrubam vasos. E no inverno, eles se tornam ainda piores. Para proteger as espécies mais delicadas, procure montar uma barreira na área externa (ex: um muro verde), colocando as plantas mais altas e mais resistentes nos locais que recebem as rajadas mais fortes.
Proteção demais atrapalha
É essencial bloquear a ação de ventos fortes, nem por isso é necessário levar todas as plantas para dentro de casa, pois as plantas externas são acostumadas a viver ao ar livre. Mas vale lembrar que caso haja a previsão de geada, se torna uma boa ideia colocar os vasos da área externa em um espaço coberto e mais aquecido. Caso contrário, faça a proteção normalmente, sem exageros.