Não há experiência mais agradável do que colher uma fruta direto do pé e comê-la. Mas hoje os terrenos estão cada vez menores e não sobra mais espaço para aquela frondosa frutífera que sua vó tinha em seu quintal.
Saiba que com os cuidados adequados podemos ter muitas frutas, mesmo em um modesto apartamento, seguindo as dicas a seguir:
- Escolha da espécie: Nem todas as espécies conseguem se desenvolver em vasos, embora o leque de opções não seja tão pequeno assim. Espécies como Jabuticaba, Pitanga, Uvaia, Romã, Acerola, Figo, Mirtilo, Amora, Pêssego, a grande maioria das cítricas podem ser plantadas em vasos. Até frutíferas trepadeiras, como uva ou maracujá podem produzir bem em vasos, desde que tenham suporte adequado em treliças.
- Escolha do Vaso: Quanto maior o vaso, mais se desenvolverá sua frutífera. Opte por vasos grandes, de no mínimo 60L. Não esqueça de fazer a drenagem adequada no fundo do vaso com argila expandida e manta de bidim.
- Substrato: Usar um substrato bem drenado e com boa retenção de água e nutrientes é importante para qualquer planta em vaso. O substrato Forth Condicionador Floreiras, vendido em sacos de 20Kg, atende todos esses requisitos.
- Luminosidade: É necessário que a sua frutífera tome pelo menos 6 horas de sol por dia, portanto escolha um local adequado para plantá-la, em varandas, sacadas ou, se dentro de casa, próximo de janelas bem grandes.
- Rega: Frutíferas em vaso precisam de muita rega para produzirem bem, de duas a três vezes por semana. Algumas espécies mais exigentes, como a jabuticaba e a pitanga requerem regas diárias.
- Adubação: Em um vaso a planta não consegue buscar todos os nutrientes que precisa para frutificar, por isso é necessária a adubação frequente para repor esses nutrientes. Um dos adubos que pode ser utilizado é o Forth Frutas, a cada 15 dias, diluindo 10g de adubo a cada 1L de água.